segunda-feira, 23 de março de 2015

As tão prometidas receitas, dicas Fit - Como começar? #aminhahistória

Finalmente arranjei o tempinho que esta nova rubrica vai precisar. Quero partilhar convosco todo o percurso que tenho feito desde o início do ano e da grande meta que tenho para o resto da minha vida: ter um estilo de vida saúdavel. E sabem, não sei porquê que não começei há mais tempo, aliás eu já o tentei começar várias vezes, mas graças ao meu metabolismo ser meu amigo, sempre fui magra e não precisava de dietas, então acabava por nunca levar as coisas até ao fim porque estava bem. Mas a questão que se começou a levantar foi: "Será que o que estás a comer está a fazer bem ao teu organismo?! Sim essas porcarias que comes, essas oscilações entre o bom e o mau" (que era mais mau) Pois é! Eu admito, eu sou a maior gulosa à face da Terra, eu não aguento abrir um pacote de gomas e não o acabar no momento! Eu não aguento não comer uma bolachinha ao deitar! E não engordo tudo aquilo que como! Vá NÃO CONSEGUIA, porque agora quase a fazer 3 meses que mudei o meu estilo de vida, tenho uma capacidade de controlo muito maior (mas que ainda falta afinar e muito), hoje consigo dizer não a refrigerantes, a bolos, a gomas, a bolachas (se bem que ainda continuo a comer mas muito moderadamente), estou a fazer um desmame dessas coisas que me orgulho muito! 



Vejo muitas meninas a queixarem-se e outras a dizerem que não conseguem, começam mas perdem a vontade logo pelo início, pois o que eu tenho a dizer é: Se querem ver resultados não podem esperar que eles venham numa semana, num mês e por por vezes nem em 2... por isso é que vos vos estou a falar agora... agora que já sinto que posso partilhar a minha experiência, que já começo a ver resultados e que me dão mais força para continuar. Eu não quero ficar em forma para o verão! Eu quero ficar em forma a vida inteira!

O que me levou a começar?

1º que tudo sabia que tinha de mudar! No estágio onde eu estive de Setembro a Dezembro fez-me engordar (acho que aqui sim ganhei 2 ou 3 kilinhos) mas aqui sim também comia porcaria atrás de porcaria! As minha colegas sem exagero todos os dias levavam chocolates, ou doces, ou porque era a despedida de alguém, ou vinha alguém novo, ou fazia anos, ou era halloween ou era Natal... só sei que se eu não comesse açúcar o meu corpo já não reagia, estava sempre fraca, com sono, dores de cabeça, só despertava com um bocado de chocolate (que vergonha meu deus) Depois ia para as aulas, das 18:30 às 22:30, e sabem comprava SEMPRE um chocolate para me dar ânimo, jantava uma sopa (boa) mas depois vinha o folhado! Não quero sequer relembrar estes tempos porque estava completamente alucinada, só podia!

Por onde começei?

Decidi que desta vez não ia querer logo tudo de uma vez, que tinha de estabelecer metas e desafios diários que me ajudassem a motivar e não pelo contrário a desistir por não os conseguir concretizar. Beber 1 L de água por dia, ou ir me deitar sem comer bolachas por exemplo, pequenas coisas mesmo, que foram aumentando ao longo do tempo e que ao realizá-las me foram deixando cada vez mais confiante. Como acabei o estágio no final de Dezembro, em Janeiro estava em casa (até encontrar este novo estágio) e decidi começar a fazer exercício em casa e na rua com os meios que tinha. Comprei material, via vídeos - mas muitas vezes sentia-me perguiçosa - normal por ser o início!

O que mais me custa?

Rigorosamente nada! Sim leram bem, nadinha mesmo! Estou cada vez mais motivada, existem milhares de sites, de instagrams, de blogs, de vídeos inspiradores que me motivam a fazer mais e melhor. Começei a dedicar-me mais à cozinha ( coisa que antes não fazia e a minha mãe reclamava imenso), começei a ficar ansiosa para ir so supermercado e comprar coisas maravilhosas e a idealizar logo mil e uma coisas para fazer. Começei a praticar Zumba, como sabem, e foi isso sinceramente que me levou a não desistir, toda a energia, os sorrisos, o suor, a música, fazem-me levar a um novo limite todas as semanas (pena de não poder fazer mais, mas tenho de consiliar tudo).

Por isso meus amores, se eu fui capaz de começar ( ainda tenho um looongooo percurso pela frente) qualquer pessoas consegue! É tudo uma questão interior, que está na nossa cabeça e opa a sério só custa começar! Vocês nem sabem o prazer que é sentir pequenas conquistas, chegar a um café e não pedir mais aquele croissant com chocolate porque de facto nos apetece um pão de sementes e um sumo de fruta natural. É DIVINAL! 



Só assim para começar deixo-vos as dicas essenciais para quem quer mudar o seu estilo de vida:

-Beber pelo menos 2 Litros de água/chá por dia ,
-Cortar mesmo com os refrigerantes, sumos, ice teas, álcool,
-NUNCA estar mais de 3horas sem comer,
-Evitar o sal e o açúcar em excesso,
-Introduzir  muitos vegetais e frutas na alimentação,
-Cortar nos doces, procurar soluções (as bolachas nunca podem ter mais de 440kcal por 100gr DECOREM),
-Preferir or lactícinios magros,
-Começar a praticar exercício - por muito pouco que seja no início,
-Descansar bem (8h seria o ideal),
-Relaxar, respirar fundo sempre que nos apetecer algo mau, procurar inspirações, fotos, testemunhos que nos levem a ter força de vontade,
-Escovar os dentes com pasta a saber a mentol (ou mascar pastilha) tira o sabor do doce e deixa de nos apetecer (é mesmo verdade)...

E muitas mais dicas vos darei a partir de agora!


Esta rubrica estará muito mais activa por aqui no blog, espero poder contar com vocês, que não me abandonem, que coloquem as vossas dúvidas e no que puder ajudar, com todo o gosto irei fazê-lo! Quase tudo aquilo que for colocando é me dito por nutricionistas (que vou começar a ir para a semana, mas que a minha mãe já segue à algum tempo) Todas as receitas, ou invento eu, ou na maior parte das vezes encontro por aí, por blogs, instagrams, sites (mais tarde farei um post sobre os mesmos).


Obrigada por lerem até ao fim (quem teve essa paciência) Gostava muito de saber o vosso feedback!






 

24 comentários:

  1. Adorei, adorei, adorei! Continua com esta rubrica. Gosto sempre de aprender mais dicas de alimentação principalmente, é sempre uma mais valia :D
    Li**

    ResponderExcluir
  2. Inspirador mesmo! O meu único problema é não conseguir tirar à boca. Não como doces com frequência e refrigerantes só esporadicamente, o que como muito é arroz, a batata, a massa, por aí... Mas sempre fui magra, também daí não ter muita vontade de fazer exercício. Mas no sábado mudei isso!

    ResponderExcluir
  3. R: Vou estar atenta com certeza!! Eu adoro estar na cozinha, o que já é bom. É preciso é saber aliar o saber ao estilo de vida saudável ;)

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito! Também estou na mesma missão de ficar em forma :) muito boa sorte para o teu percurso!

    ResponderExcluir
  5. Adorei, eu ganhei coragem a um mesito atras por isso todas as dicas são bem vindas :p

    ResponderExcluir
  6. Nunca lá fui, o que é irónico! É daqueles sonhos de infância :) beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Gostei imenso de ler. Com força de vontade tudo se faz :)
    Women's Stuff

    ResponderExcluir
  8. Continua a escrever sobre isto, vou ser uma leitora assídua :)

    ResponderExcluir
  9. Boa! Fico contente que cada vez mais pessoas comecem a pensar assim. Também ainda sou nova nisto. Sempre fui magra, mas a uma dada altura era apenas uma "falsa magra", ou seja, magra por fora mas fui ganhando massa gorda e colesterol mau. E exercício físico e melhores hábitos alimentares é o melhor que podemos fazer :)

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito desta rubrica! *-*

    http://glamourandsparkletrends.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  11. Acho que antes de tudo tem que ter muita força de vontade né? Eu preciso criar vergonha na cara e fazer algum exercicio antes que vire uma bolinha

    Beijoos, Ana Carolina
    www.simplesglamour.com.br
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  12. Boas dicas! Já comecei por beber 1L de água todos os dias :) E chá verde também!
    xoxo,
    http://cereja-dooce.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  13. PS: não encontro a página. Dá-me o link :)*

    ResponderExcluir
  14. Tens razão linda. O que custa é o início, quando uma pessoa tem uma rotina depois fica viciada... Já fui capaz de estar 3 a 4h a fazer exercícios e nunca me cansava!
    Deste ótimas dicas. Vou continuar atenta aos teus posts ( a todos).

    Beijinhos,
    Catarina A.
    http://heartlover16.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho um metabolismo que me faz comer gordices no sofá e ainda emagrecer xb
    É terrível, mas também ando a controlar-me para ser mais saudável. Não é só engordar, o colesterol, diabetes, e assim são problemas que me podem afetar só por eu não me aperceber do quão mal as coisas fazem.
    Por isso comecei a fazer exercício físico e, para já, bebo meio litro de água por dia (eu só bebia nas refeições, vê lá tu!)
    Espero que continues assim motivada :)

    ResponderExcluir
  16. Como sabes comecei ontem o ginásio, apesar de no início custar acho que é tudo uma questão de habituação, até porque tal como tu, posso comer de tudo que nunca, ou quase nunca engordo :)

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito desta rubrica!! Força :)

    Portuguese Gril with American Dreams
    http://fromportugaltonyc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito do teu testemunho :) eu comecei a semana passada, já cometi alguns erros, mas espero conseguir continuar pouco a pouco, com pequenas coisas! :)

    ResponderExcluir
  19. A ver se ganho mesmo coragem e me mantenho focada!!:)
    Aprovas os snacks ?
    Fizeram-te perder peso? Precisava de perder 2kilinhos....

    ResponderExcluir
  20. A água também já está a ser trabalhada, já consigo beber 1.5l por dia... alientação tb está mais menos direccionada...
    ah, queijo fresco com nozes achas um bom snack?

    ResponderExcluir